Escorpiões: um estudo de caso com alunos do Ensino Fundamental em escolas dos municípios de Santa Teresa e São Roque do Canaã, Espírito Santo, Brasil

Wesley Dondoni Colombo, Isabel Alencar

Resumo


Neste trabalho, nós realizamos um estudo etnoaracnológico com alunos do Ensino Fundamental de quatro escolas dos municípios de Santa Teresa e São Roque do Canaã, no estado do Espírito Santo (ES). Nós objetivamos registrar a percepção dos alunos sobre os escorpiões. Entrevistamos 134 alunos com idades variando de 10 a 17 anos, de todas as séries finais do Ensino Fundamental, entre junho e setembro de 2013. Os resultados evidenciam a inclusão dos escorpiões e outros aracnídeos no domínio etnozoológico “inseto”, além do desejo de matar os escorpiões. Ao mesmo tempo, constatamos o despertar de interesse e curiosidade durante a intervenção nas escolas, quando apresentamos os grupos de aracnídeos, incluindo morfologia, etologia e relação com o ser humano. Concluímos que os conhecimentos dos alunos sobre os escorpiões são importantes para se aprender mais a respeito da Etnoaracnologia na região, proporcionando dados para a elaboração de estratégias de educação ambiental e conservação da biodiversidade.

ABSTRACT: (Scorpions: a case study with elementary school students in schools in Santa Teresa and São Roque do Canaã, Espírito Santo, Brazil). In this work, we carried out an ethnoarachnological study with elementary school students from four schools in Santa Teresa and São Roque do Canaã cities, in the state of Espírito Santo (ES). We aimed to record the students' perceptions on scorpions. We interviewed 134 students, ranging from 10 to 17 years old, from all final grades of Elementary School, between June and September 2013. The results evidenced the inclusion of scorpions and other arachnids in the "insect" domain ethnozoological, in addition to the desire to kill the scorpions. At the same time, we noticed the interest and curiosity aroused during the intervention in the schools, when we presented the arachnid groups, including morphology, ethology and relation with the human being. We conclude that students' knowledge about scorpions is important in order to learn more about ethno-technology in the region, providing data for the development of strategies for environmental education and biodiversity conservation.

 


Texto completo: PDF () PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.