Karyotypic Characteristics of hybrid marmosets of the genus Callithrix (Erxeleben, 1777) suggest the participation of three parental species.

Camila Moura Novaes, Isabel Tostes Ribeiro, Jorge Abdala Dergam, Adriana Daudt Grativol, Carlos Ramon Ruiz Miranda, Tania Ribeiro Borges, Ita Oliveira Silva

Resumo


O gênero Callithrix possui seis espécies distribuídas no bioma Mata Atlântica, desde o nordeste brasileiro até o norte do estado de São Paulo, e regiões do cerrado e caatinga. Híbridos já foram registrados em condições de cativeiro e em zonas de contato entre algumas das espécies do gênero. O objetivo deste trabalho foi analisar citogeneticamente animais provenientes da Ilha D’Água no estado do Rio de Janeiro, considerados híbridos das espécies introduzidas C. jacchus e C. penicillata, usando técnicas de coloração convencional, Ag-NOR e bandeamento C e hibridação com sondas de DNA repetitivo. Os espécimes apresentaram 2n=46, com 5 pares de cromossomos metacêntricos (1, 2, 3, 4 e 5), 9 pares de cromossomos submetacêntricos (6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14), um par subtelocêntrico (15) e 6 pares de cromossomos telocêntricos (16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22). O sistema cromossômico de determinação sexual é XX/XY, sendo os cromossomos X de morfologia submetacêntrica e o Y de morfologia telocêntrica. O número diploide foi consistente com o padrão descrito para o gênero. A morfologia telocêntrica do cromossomo Y foi semelhante à esperada em C. aurita, a qual era nativa na região. A coloração Ag-NOR marcou o braço curto de dois pares de cromossomos telocêntricos, semelhante ao padrão já descrito para as outras espécies exceto em C. jacchus, que apresenta também marcações de NOR no cromossomo Y. O bandeamento C marcou a região centromérica de todos os cromossomos, corroborando a homogeneidade observada em outras espécies do gênero. A marcação dos di e tri-nucleótidos revelaram blocos em apenas alguns cromossomos para as sondas sondas CA(15), GAG(10) e CGG(10), e CAT(10) revelou uma distribuição relativamente dispersa em todos os cromossomos. Os caracteres cariotípicos sugerem que os híbridos apresentam mais de duas espécies parentais.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.