A coleção didática de peixes no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil: subsídios para o Ensino de Zoologia.

Lorena Tonini, Luísa Maria Sarmento-Soares, Maria Margareth Cancian Roldi, Maridiesse Moraes Lopes

Resumo


RESUMO: Coleções didáticas zoológicas constituem uma importante ferramenta metodológica para o apoio e desenvolvimento do ensino. Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de implementação e organização da coleção didática de peixes do Instituto Nacional da Mata Atlântica, abordando os procedimentos e atividades de curadoria desta coleção, bem como apresentar o registro das atividades educacionais realizadas nos últimos anos. Os exemplares destituídos de uma localidade ou dados de coleta armazenados no setor de Zoologia do INMA foram organizados, triados, identificados e incorporados à nova coleção didática. Foram incluídas informações em um banco de dados específico: a ordem, família e/ou espécie (quando disponível), tipo de ambiente (marinho, dulcícola, estuarino ou mais de um ambiente). Foram registrados na coleção 236 lotes e identificadas 65 famílias, distribuídas em 22 ordens, sendo as ordens Perciformes, Siluriformes e Characiformes as mais representativas em número de famílias. A coleção didática passou a servir de apoio às diversas atividades de ensino que já vêm sendo realizadas no INMA.


ABSTRACT: (The didactic collection of fishes at the Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Santa Teresa, Espírito Santo, Brazil: support for Zoological teaching). Didactic collections constitute an important tool for methodological support and development of science teaching. This study aimed to discuss the process of implementation and organization of the fish didactic collection at the Instituto Nacional da Mata Atlântica, relating the curatorial activities and procedures, as well as presenting the records of educational activities developed in the last years. Specimens devoid of precise collecting information stocked in Zoology Sector of INMA were separated, organized, identified and incorporated into the new collection. Information was included in a specific database: order, family and/or species (when available), kind of environment (marine, freshwater, estuarine or more than one environment). There were recorded 236 lots and identified 65 families distributed in 22 orders in the collection, being the orders Perciformes, Characiformes and Siluriformes the most representative in number of families. The didactic collection provides support in various educational activities which are already being held at the INMA.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.